Volta, ó minha alma ao seu sossego!

“O Senhor tem sido generoso para comigo, pois livrou a minha alma da morte; das lágrimas os meu olhos e da queda os meus pés”

Salmo 116:7,8.

O Salmista declara seu amor ao Senhor, porque Ele ouviu suas súplicas e atendeu ao seu clamor. Com certeza o salmista sentia o peso do pecado quando afirmou: “laços de morte me cercaram e angústias do inferno se apoderaram de mim. caí em tribulação e tristeza”. Sal. 116:3. Sim! O pecado, que tão de perto nos assedia, traz com ele a agônia de alma e o peso da culpa, que nos atormenta, dia após dia, sem cessar. Porque o homem prefere carregar este peso ao invés de livrar-se dele o quanto antes? Porque viver chorando e se queixando, quando podemos ter uma vida de alegria e vitórias?

Quando Adão e Eva pecaram, eles se esconderam de Deus. Eles viram que estavam nus e se envergonharam. Assim somos nós quando pecamos: fugimos de Deus e ficamos envergonhados.

O pecado trouxe indignidade ao homem, por isso quando pecamos o nosso coração é assaltado por um profundo sentimento de indignidade e dor. A nossa saúde fica alterada, perturbações de toda natureza nos assolam e as doenças começam a surgir. Por isso, muitas vezes, diante de um enfermo Jesus dizia primeiro “os teus pecados são perdoados” e a pessoa era curada da doença imediatamente. Maravilhoso Deus que nos ama tanto e sempre está pronto a nos perdoar!

Deus é tardio para irar-se, mas não tem o pecador por inocente. As consequências dos pecados são inevitáveis. A semeadura é livre, mas, a colheita é obrigatória. Se semearmos o amor e a paz, colheremos amor e paz. A semente maldita do pecado gera morte. Daí estar escrito que a carne gera morte. Todos nós somos pecadores e é impossível ao homem agradar plenamente ao Senhor. A fraqueza humana, proveniente do pecado original é evidente em todos os homens. Não temos nenhuma possibilidade de viver totalmente íntegros. O Senhor Deus sabe disso, Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. O homem é um ser destituído da glória de Deus, por isso o Pai enviou o Seu Filho amado para derramar a Graça e o perdão sobre nós, religando-nos ao Pai, o nosso eterno Deus. 

É muito bom saber disto, porque conhecendo a nosa natureza decaída, devemos ter redobrada vigilância e muito temor. Não basta orar apenas. Precisamos orar e vigia, evitando a aparência do mal e as ocasiões de pecado. O Senhor nos livra das tentações, mas, precisamos fazer a nossa parte!

Como resistiremos às tentações? O primeiro passo é nunca sair da presença do Senhor. O Salmista declarou: “para onde fugirei da Sua face? Se subo aos céus lá estas e fizer a minha cama no mais profundo abismo, lá Tu estás também” Salmo 139:7,8. Nada fica oculto nesta vida. Deus faz vir à tona tudo que está encoberto. O Profeta Isaías declara no capítulo 25, que o Senhor destruirá a máscara que encobre os rostos e o véu que encobre as nações. ” O JUÍZO do Senhor começa por Sua própria Casa. Daí, Ele varre o esconderijo da mentira e nos lava para sermos transparentes. Os mentirosos não herdarão o Reino de Deus. Louvado seja Deus por tão grande amor! 

Sejamos sóbrios! O espírito de moderação é aconselhável a todos os cristãos. Devemos ser o que verdadeiramente somos. Aparentar além ou aquém do que temos é viver uma mentira, é ser orgulhoso e vaidoso. Orar e VIGIAR. A vigilância permanente é sinal de sabedoria. Sabemos que o espírito estd pronto, mas a carne é fraca.

O pecador pode ser perdoado por Deus, se houver um arrependimento genuíno. Porém, ninguém foge das consequências, e estas são duríssimas. Quem semeia vento, colhe tempestade. Prevenir é melhor do que remediar.

Deixar-se tratar pelo Senhor. Os não regenerados mergulham-se na autodefesa e vivem na prática da mentira. “Necessário vos é nascer de novo” disse Jesus a Nicodemus, em João 3. O regenerado deixa-se tratar, entregando-se à ação do Espírito Santo. E é pela incorruptível semente da Palavra que o novo homem espiritual vai sendo formado em nosso interior, para depois viver eternamente. Só Jesus poderá nos dar alivio e descanso. Só Jesus pode fazer nossa alma voltar ao seu sossego. Ele declarou: “vinde mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei…. aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as nossas alma”. Mateus 11:28-30.

Que nosso misericordioso Deus tenha compaixão de nós, enxugue as nossas lágrimas e nos dê a Paz.

Pra. Aline Castejón Mattar