Dorcas, a mulher virtuosa

“Havia em Jope uma discípula por nome Tábita, nome este que, traduzido quer dizer Dorcas. Era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia”

Atos 9: 36.

O significado de Dorcas é gazela. A gazela é um animal muito lindo e gracioso. A gazela é ligeira nos seus passos e encanta por sua beleza e elegância. Diz-se Dorcas, em grego e Tabita em aramaico, a língua que Jesus falava. Certamente, aquela mulher fazia jus ao seu nome. Bela e elegante de alma, Dorcas encantava a todos por ser dadivosa, generosa e ligeira em acudir aos necessitados! 

Dorcas era muito prendada, prestimosa e bondosa. Ela era uma excelente costureira, mas a Bíblia enfatiza as suas virtudes morais: “era notável pelas boas obras e esmolas que fazia” v.36. Como é importante para Deus a nossa postura! Como é maravilhoso sermos aprovados pelo Senhor! Como a dignidade é preciosa aos olhos de Deus! Na mulher de Provérbios 31 vemos que força e dignidade eram os vestidos da sua alma. O valor de Dorcas excedia em muito ao de finas jóias. Não é lindo???

Acontece que Dorcas adoeceu e morreu, para a tristeza de todas as viúvas, que certamente muito ela ajudava. Seu trabalho deveria ser muito lindo e com grande capricho, porque as amigas a admiravam e mostraram as túnicas, os vestidos e demais coisas que ela fazia com suas mãos ao Apóstolo Pedro, que foi chamado para orar por ela… As pessoas estavam realmente inconformadas com a morte de DORCAS!!! 

Posso imaginar a cena, muito choro e pranto, tristeza e inconformismo com a perda de uma pessoa cujo caráter era extraordinário. Diz a Palavra de Deus que DORCAS era NOTÁVEL! Isso quer dizer: ela era uma pessoa que fez a diferença no seu meio!!! Sua boa fama a notabilizou!!

Deduzimos que a sua caridade e amor, especialmente com as viúvas, era grande e expressiva. Certamente, DORCAS vestia as viúvas mais pobres e não cobrava nada… Daí, o pranto das viúvas, pois, sabiam que Dorcas iria fazer muita falta entre elas. visado, Pedro chegou naquela casa enlutada; e fazendo sair a todos, ajoelhou-se e orou. Não sabemos quanto tempo o Apóstolo ficou ali prostrado aos pés do Senhor! Mas, sabemos que em dado momento, sentindo-se cheio do poder de Deus, ele ordenou ao corpo que ali jazia inerte: Tabita, levanta-te!! A esta ordem, Dorcas abriu os olhos e vendo Pedro, sentou-se. Ele tomou-lhe a mão e levantando-a conduziu-a viva perante todos que ali estavam. Você pode imaginar o espanto? A alegria? O Júbilo? O luto foi transformado em vida; a tristeza em alegria e as lágrimas em risos!!! A notícia correu e muitos creram no Senhor!!!

Dorcas é símbolo de uma mulher virtuosa. Provérbio 31: 10-31 descreve os atributos de uma mulher notável. Vejamos:

v.12 – Ela faz o bem e não o mal a seu marido, todos os dias de sua vida.
v.13 – Ela trabalha com as mãos. tecendo com linho e com lã.
v.14.15 – Ela é diligente e administra muito bem a sua casa.
v.16 – Ela entende de negócios, compra e vende com o fruto de seu trabalho.
v.17-19 – Tudo prospera em suas mãos. Seu ganho é bom!
v.20 – caridosa e tem misericórdia do necessitado.
v.21 – E bem organizada, previdente e prudente.
v.24 – É boa comerciante. Produz com as mãos e vende seus produtos.
v.26 – Fala com sabedoria e a instrução da bondade está em sua boca.
v.28 – Seus filhos a admiram e declaram que é ela é feliz
v.29 – Seu marido a honra, afirmando que ela sobrepuja às demais mulheres
v.30 – Ela recebe galardão por suas obras
v.31 – Ela recebe reconhecimento público.


Vê-se que essa mulher notável trabalhou muito duro para ser reconhecida como uma mulher virtuosa. Nos dias de hoje, vemos mulheres que também trabalham duro, e acabam se impondo como mulher virtuosa e de grande valor. Estas são empresárias, que repartem seu tempo cuidando de seus filhos e do marido, desdobrando-se em muitos cuidados e múltiplas tarefas.

Mas, chamo atenção para a maior de todas as virtudes, explicitada no verso  30, do Provérbio 31: “Enganosa é a graça e a formosura, mas, a mulher que teme ao Senhor, esta será louvada”. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Tudo passa e, principalmente, a nossa disposição física de trabalhar, produzir, agir e interagir. Mas, as virtudes morais jamais passarão. Pense nisso!

Pra. Aline Castejon Mattar