Quatro coisas mui pequenas...

“Há 4 coisas mui pequenas na Terra que. porém, são mais sábias que os sábios. “
Prov. 30:24.

Agur, o autor destes provérbios tão interessantes, continua fazendo suas
declarações e aponta a 1ª coisa mui pequena:

A formiga, inseto miúdo e sem força por si só; todavia, no verão as formigas preparam a sua comida. No Provérbio 6: 6-11, o rei Salomão também analisa os caminhos da formiga e entra em maiores detalhes, advertindo aos preguiçosos: “vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no verão prepara o seu pão; na sega, ajunta o seu mantimento”. Que grande advertência contra o comodismo, a inconsequência e a indolência! A formiga é ativa. trabalhadeira e previdente! Que lição bonita nos dá! Assim devemos ser também!

Os arganazes, um povo não poderoso; contudo, eles fazem a sua casa nas rochas. V. 26. O arganaz é um roedor em extinção. É uma espécie de esquilo pequeno, manso, ligeiro e muito prudente, pois faz sua toca nas rochas. Ele se parece com um colhinho pequeno e assustado! Os predadores não encontram suas casas. Por isso, vivem seguros! Jesus disse que o homem sábio e prudente edifíca a sua casa sobre a rocha. Podem vir os ventos e as tempestades, mas, a casa continuará firme e nada a destruirá. Assim é o homem sábio e prudente que constrói sua vida sobre o fundamento da rocha que é Cristo! Ele permanecerá e viverá para sempre!

O Gafanhoto. Este inseto também tem alguma peculiaridades importantes: ele não voa soinho e nunca fia só. Os gafanhotosvivem em bandos e marcham em direção ao seu alvo, sem se deterem, ainda que não tenham chefe em si, como as abelhas, eles mantêm a unidade, como uma nuvem. Que ensinamento podemos retirar dos gafanhotos? A união faza força, Precisamos trablhar em equipes. Ninguém faz obra alguma sozinho, sem auxiliares fiéis, que olham para o mesmo alvo! Na unidade está o poder! Um bando de gafanhotos destrói uma lavoura inteira, do dia para a noite. Na unidade está a força e a sabedoria! Se os cristãos entendessem que o sectarismo, o partidarismo e as divisões enfraquecem brutalmente o Corpo, não se meteriam em tantas disputas e ciúmes. Sejamos mais humildes e unidos uns com os outros, para podermos dar mais frutos e exaltarmos muito mais o nome sublime do Senhor Jesus!

O geco! O que vem a ser este? É uma espécie de lagartixa! O texto sagrado diz que nós podemos apanhar um geco com as mãos, pois é inofensivo. Contudo, está no palácio dos reis! Viu? Porque é importante ter lagartixas nos palácios? A lagratixa come aranhas, bichinhos, mariposas, traças e outros predadores, que se alimentam de tecidos, como as sedas, lãs e algodão, por exemplo. Antigamente, não havia inseticida, por isso era importante deixar livre as lagartixas para agirem contra os predadores! Viu a sabedoria delas? Comem tudo que podem danifiar as roupas finas dos reis!

E nós, temos enfrentado com prudência e sabedoria os devoradores, que nos atacam para comer nossos bens destruir nossas lavouras e ainda cortar nossas bênçãos?

Achei estes provérbios muito lindos, preciosos e tremendos em sabedoria; e fiquei pensando: insignificantes insetos, como as formigas, os gafanhotos e pequenos répteis, como as lagartixas, acabam advertindo aos homens, que pensam ser tão grandes e importantes, mas que, na realidade não são!

Os insetos nos mostram que são mais sábios do que muitos homens sábios! Os esquilos nos ensinam prudência, que é irmã da sabedoria e nos advertem que edificar uma casa sobre a areia é ser tolo, imprudente e sem intêligencia! Incrível, não? E quatso homens há que são cultos, letrados, diplomados e com muitos títulos, no entanto, têm edificado a vida sobre as areias movediças, das falsas doutrinas, das vãs filosofias, das variedades da vida, da soberba, dos ensinamentos de homens sujeitos aos erros, enganos, frágeis tradições e sofismas.

Que a nossa vida espiritual esteja construída em Cristo Jesus, a Rocha da nossa salvação! E que Deus nos abençoe com estas lições, que enriquecem nossa vida, tornando-a mais refinada, dando agudeza ao pensamento!

pense nisto!

Pra. Aline Castejón Mattar