Casa Nova

“A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor do Exércitos; e neste lugar, darei a Paz.”
(Ageu 2:9.)

3 horas da tarde do dia 24 de maio último. O pastor me disse: “venha ver o teto da igreja. Os homens já começaram a demolir.” Contemplei as velhas telhas, pretas e podres, que iam sendo retiradas. O madeiramento totalmente desgastado pelo tempo estava igualmente preto de sujeira, umidade e mofo, dando-nos a certeza de que a qualquer momento poderia vir a baixo. Ainda com os acordes dos hinos ressoando em meus ouvidos, lembrei-me da gloriosa manhã do dia 22, quando nos deliciamos com a Orquestra de São José dos Campos, agora partícipe da nossa FEB. Ó Deus Misterioso! Estávamos ali, assentados, glorificando a Deus, sem poder sequer imaginar que estávamos assentados debaixo de uma cobetura totalmente podre e imprestável.

Certa vez eu dei um estudo bíblico, comparando a vida do homem com uma casa, que certamente , tem  uma fundação, paredes, portas, janelas e uma cobertura. Lombro-me que ensinei que o alicerce tem que estar firme na Rocha e, espiritualmente falando, esta Rocha é Cristo. O fundamento da Casa representa a sã doutrina de Cristo, ensinada e programada pelos apóstolos. As paredes ervem servem para a divisão de área e lembro-me de ter feito uma alegoria dizendo dos diferentes ministérios que deve haver numa “Casa“, para tudo que é útil. Uma casa precisa de muitas coisas e os dons do Espírito poderiam ser comparados com os ornatos e demais objetos úteis ao bom funcionamento do lar. Mas, e a cobertura?

Sempre devemos entender que toda Igreja precisa ter a cobertura do Espírito Santo, através instrumentalidade dos apóstolos e demais líderes ungidos pelo Senhor.

Lembro-me de que a pomba solta por Noé voltou à Arca, pois havia lodo e a terea ainda estava encharcada. Somente quando a lama secou e as arvores começaram a brotar a pomba seguiu seu curso natural. O Espírito Santo pousa somente onde há um coração e um espirito reto. Eu creio que daqui pra frente tudo será feito com mais ordem e decoro na nossa querida IEB. Já vejo uma casa limpa do forro ao chão, externamente e internamente, fortemente protegida, inabálavel, acolhedora, bonita e muito agradável. Já vejo os “Adornos” dos dons brilhando no Santo Lugar: no centro, o Amor de Deus envolve os Filhos de Deus, a Fé cresce a ponte de se tornar gigante; a alegria, o gozo, a bondade e a paciência são derramadas como torrentes pacificadoras. O tempo já determinou o momento exato para cumprir a Sua santa vonatde.

Quem entrará pelas portas novas desta casa? E quem pemanecerá no Santo Templo do Senhor? Essa pergunta também foi feita ao Rei Davi, que, com extrema sensibilidade e sabedoria soube responder dizendo:

“O que vive com integridade e pretica a justiça e, de coração fala a verdade; o que não difama com sua língua e não faz mal ao próximo e nem lança injúria sobre o seu vizinho; os que honram os que temem ao Senhor, os que têm as mãos limpas e o coração puro; o que não empresta o seu dinheiro com usura e nem aceita suborno contra o inocente”. Salmo 15.

E quem ficará de fora? “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira” Apocalipse 22:15

Que “cães” são estes? São os maus obreiros, os fofoqueiros, os injustos, os de espirito crítico, os que rejeitam governo e difamam autoridades superiores; os mentirosos, os que questionam as decisões dos líderes, esparramando contendas; os que falam mal do pastor, os que criticam impiedosamente atitudes e ações dos responsáveis pela igreja, os incircuncisos de coração, que guardam na mente as sujeiras fétidas da maledcência e as propagam com a língua contaminada os ingênuos; os descontêntes murmuradores, que andam segundo as suas paixões; os de coração de pedra, que só fazem o que querem; os impuros de mente, que veem maldade em tudo; os incrédulos e arrogantes, os maliciosos e interesseiros e tantos outros que têm uma enorme raiz de orgulho e impenitência e não se deixam tratar pela Palavra de Deus.

Eis que o justo JUÍZ já está à porta, para deixar entrar e também para barrar a entrada. Muitos dos que estão de pé se assentarão e muitos que estão assentados serão levantados pela boa mão do Senhor.

No entenato, o Senhor promete que nos dará a PAZ e que a glória da segunda casa será maior do que a glória da primeira. Eu creio em Deus!!

Que as misericórdias do Senhor sejam renovadas a casa manhã, sobre todos nós e que o temor do Senhor caia sobre toda Casa, a fim de que haja retratação, arrependimento e senso de justiça. Que desde a ovelhinha menor até a de maior idade, todos se curvem perante a presença do Senhor e clame para que realmente o nome do Senhor seja exaltado na própria vida e na vida da Igreja.

Grandes coisas o  Senhor fez, faz e fará por nós! Portanto, alegrem-se!!

Com amor, Pra Aline Castejón Mattar