Limites... onde estão???

“….mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás…”

Gen. 2:17.

Manhã de 2ª feira, chuvosa e gelada. Sampa acordou cedo e  o vai e vem do trânsito já estava pesado, às 7 da manhã. Abri os jornais e comecei a ler os notíciarios: neonazistas atacando com extrema violência os inôcentes que transitam pelas ruas; tiroteios sem razão de ser; alguns policiais comprometidos com o crime organizado; facções perigosas; rebeliões, drogas com liver acesso a quem desejar; advogada que planejou a própria morte; matador que topa tudo por dinheiro; políticos que urdem artimanhas e que nos deixam perplexos… E por aí vai caminhando a humanidade tresloucada, sem rumo e perdida.

Deus determinou limites a Adão e Eva. Acontece que não os guardaram e a morte penetrou neste Planeta Terra… Houve homícidio, corrupção do gênero humano, o dilúvio e o extermínio da humanidade, esceto o patriárca Noé e sua pequena familia de 8 pessoas. Mais tarde, os homens queiseram celebrizar o próprio nome, e, querendo determinar o próprio destino, construíram a Torre de Babel. Também aqueles não guardaram os limites e Deus precisouintervir novamente, confúndinfo as linguas. Os homens de Sodoma e Gomorra não guardaram os limites e embrenharam-se pelo caminho da homossexualidade, na  desvairada carnalidade, chegando ao ponto de arderem de desejo pelos anjos, enviados de Deus. O Senhor Todo Poderoso destruiu as 2 cidades mandando do céu fogo e enxofre. A mulher de Ló não guardou o limite determinado e foi transformada numa estátua de sal. Percebe determinado como LIMITES, são necessários e muito importantes para Deus e para o próprio homem?

Pergunto- me porque os homens tem tanta dificuldade em guardar os limites e governos? Por que a criança, desde terna idade, se rebela contra toda e qualquer disciplina? Por que a força desbragada do egoísmo e do orgulho humano tem prevalecido na maioria das vezes?

A alma humana é desprovida do senso do limite, porque o pecado e a violência instalam-se irremediavelmente em sua natureza. A educação moderna desprezou os limites e a própria ciência está ilimitada no seu saber. Decididamente, multiplicou-se mesmo a iniquidade, por isso o amor de muitos se esfriou. Hoje, se observarmos os ultímos acontecimentos, marcados por MANCHAS escandalosas, compreendemos que nada mudou. A Avenida Pulista tem sido palco de espetáculos semelhantes aos de Sodoma e Gomorra; nos morros do Rio de Janeiro e em alguns redutos das inúmeras comunidades Paulistas, a corrupção, o crime e a violência não deixam nada a dever aos tempos idos do Dilúvio e de Babel, tempos aqueles, que suscitaram a ira e a intervenção do Senhor.

Deus está calado? NÃO!!! Acontece que o Senhor é tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade.

Ele guarda a misericórdia até a milésima geração, é longânimo, clemente e compassivo. Elel é pronto para perdoar, ainda que não inocente o culpado! Êxodo 34:6-9.

A Palavra de Deus exibe normas de conduta e regras de fé importantíssimas que foram escritas pela mão de Senhor Deus para sermos felizes e seguros neste mundo de aflições. Elas nos ensinam a guardar nosssos limites para a nossa própria felicidade e paz. O Epiríto do Senhor nos guia a toda verdade e nos leva a ter um quebrantamento de espírito, que é louvável diante de Deus. Por isso, os limites são marcos de proteção para o nosso ser. O Profeta Jeremias entendeu perfeitamente estas coisas, por isso determinou a Israel:

“Põe marcos, finca postes que te guiem, presta atençaõ a tua vereda, no caminha por onde passares e regressa, ó Virgem de Israel (a Igreja do Senhor). Até quendo andarás errante?” E ainda:

“Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de tus olhos, porque há recompensa para as tuas obras, dis o Senhor, pois teus filhos voltarão para os teus territórios. Há esperança para o teu futuro…” Jeremias 31:16-22.

Igreja do Senhor, aprenda a guardar teus limites!!! Deus é um Trino Deus que até mesmo para Si próprio colocou limites: o Filho obedeceu o Pai até as ultímas consequências, até a morte de Cruz! O Espírito Santo esperou até ser derramado na hora determinada por Deus.

Que ninguém caia na tentação de remover os limites de Deus, estabelecidos por Sua própria Palavra. Jó declarou: “Há os que removem os limites, roubam os rebanhos e os apascentam; levam do órfão o jumento e da viúva tomam-lhe o boi…” Jó 24:2

Este é um claro exemplo que se aplica a muitas outras situações do nosso cotidiano, que demonstram o egoísmo, a frieza, a violência, a injustiça que, tão lamentavelmente, habita no coração do homem mortal.

Pense nisso!

Pra. Aline Castejon Mattar